Try us on Wibiya!
Pegado Jeans | Just For Men

terça-feira, 7 de junho de 2011

Jovens comandam 40% das micro e pequenas empresas pernambucanas


Os jovens da geração atual estão mais precavidos na hora de abrir um negócio. Se na década de 90 e no começo dos anos 2000, eles arriscavam mais, hoje os novos empreendedores pernambucanos passam pelo planejamento, fazem estudos de mercados e checam a viabilidade antes de registrar qualquer empresa. Essa parcela da população, com idade entre 18 e 26 anos, já é dona de aproximadamente 40% das 173 mil pequenas e microempresas do Estado, segundo estimativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Hoje, eles estão menos imediatistas, já aprenderam com os erros do imediatismo das gerações anteriores e sabem por onde segui, com mais autonomia e independência”, diz o analista de orientação empresarial do Sebrae de Pernambuco, Valdir Cavalcanti. A taxa de mortalidade das empresas na mão de jovens é menor (18%), se comparada ao índice total deste ramo no Estado (22%).

Entre os ramos mais procurados pela nova geração estão as áreas de gastronomia e informática. “Muito desse ‘boom’ pode se dever ao ‘efeito Suape’, que despertou nas novas gerações o desejo de se inserir no mercado de um estado com economia aquecida”, avalia Valdir.

Ele conta que muitos dos jovens que procuram o Sebrae nos últimos dois anos pertencem à classe C. “Eles chegam aqui e querem saber como fazer para ajudar no orçamento da família. Já os de mais recursos, geralmente planejam por conta própria”, comenta.

Continue lendo a matéria no Blog do Jamildo, observe os exemplos de sucesso e se inspire!

Fonte: Blog do Jomildo e eCoopertec Recife