Uma estrada de desmotivação e incertezas 
Para fortalecer o  profissionalismo na área comercial, além da conduta ética, há a  necessidade de um perfil comunicativo, inovador e criativo para  desenvolver as atividades, por meio da cordialidade e do uso da empatia.  Existem vendedores que abandonam a seriedade desta importante  profissão, para fazer piadas e acreditam que estão arrasando! Há  vendedores que deixam de mostrar novidades para seus clientes e  justificam que determinada marca possui preço elevado para o perfil da  cliente.
Há profissionais de vendas, que realizam abordagem  comercial, frequentemente, da mesma forma. Caminham em uma estrada de  desmotivação e incertezas. Não são capazes de oferecer outro produto e  deixam de explorar que a empresa conta com expressivo mix de venda. Ao  utilizar de exemplos práticos e vivenciais, o profissional fortalece o  compromisso de inovar suas argumentações para os produtos e serviços,  tornando os apontamentos mais atrativos, de acordo com o perfil do  público-alvo.
Você contrataria um "especialista em jeitinho"? 
O  profissional que deseja argumentar com coerência sobre o produto ou o  serviço com o cliente, deve conhecer o que está falando, por meio de  treinamento prévio. Passa a ser inaceitável observar uma balconista,  ociosa em uma loja, sabendo que neste momento, ela poderia estudar os  produtos, as ofertas e realizar a análise comparativa dos diferenciais  de uma marca. O "especialista em jeitinho" passa ser aquele que ao  contrário de estudar, apresenta justificativa pela ausência de  conhecimento. 
Quando é convidado para participar de um  treinamento de vendas, o "especialista em jeitinho" responde de imediato  que é pura perda de tempo e que é sabedor de tudo que será apresentado.  Gosta de improvisar com assuntos improdutivos ou demonstra ausência de  argumentações sobre um determinado produto ou serviço. Um treinamento  pode contribuir para eliminar o comportamento do "especialista em  jeitinho" e permitir transformar o dissabor de um cliente em satisfação,  aliado com atitudes profissionais e coesas com as realidades do  mercado.
Houve um período da história comercial, onde o vendedor  era uma pessoa que usava de pretextos, com o objetivo de "empurrar" algo  para um cliente. Tempo passado, pois, atualmente, o papel do  profissional de vendas é encarado como uma atividade essencial, para o  crescimento de qualquer organização. 
Note que, quando ouvimos a  sugestão de alguém, que usou determinado serviço e, posteriormente,  aprovou, passamos a analisar com maior segurança a proposta. Você  estaria confortável, em uma aeronave, onde o piloto não se preparou para  pousar? Você realizaria a compra de um automóvel, com um vendedor, que  não acredita no que está oferecendo? Qual caminho você está andando na  trajetória do seu sucesso? Uma estrada de fracassos ou um caminho de  conquistas com motivação?
Dalmir  Sant’Anna, palestrante comportamental, mestrando em administração de  empresas, pós-graduado em gestão de pessoas e bacharel em comunicação  social. Site: www.dalmir.com.br.