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 | Por Marcos Morita
A  nova ocupante do Palácio Planalto já começa a dar sinais do norte  econômico para os próximos meses. Juros mais altos, metas de inflação e  superávit primário são a parte mais visível. Discursos comedidos, raros e  realistas, apontam para um cenário ainda positivo, porém, sem o mesmo  otimismo de seu antecessor. 
 Como não é possível adivinhar os  índices econômicos para 2011, é de bom grado que os empresários  trabalhem com cenários mais realistas em suas sessões de planejamento.  Em uma economia com menores taxas de crescimento, conquistar e manter  clientes torna-se questão de sobrevivência. Vejamos, então, algumas  dicas que poderão auxiliá-lo.
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 | Encante seu cliente 
 Encantar  significa superar, ultrapassar, exceder as expectativas dos  consumidores, as quais são formadas com base em diversos fatores, tais  como: (a) experiências passadas, (b) boca a boca e (c) valor ou  importância relativa. O primeiro item se refere às compras realizadas no  mesmo estabelecimento, concorrentes ou prestadores de serviços  similares. O velho boca a boca é um dos quesitos de maior peso, haja  vista o sucesso das redes sociais. A importância relativa se refere ao  valor monetário: um carro, uma casa ou uma prestação de serviços  interferem na formação das expectativas.
 
 Faça o WOW acontecer!
 
 Para  encantar o cliente vá além do script, antecipando-se às necessidades de  maneira que o WOW aconteça. Pense em quantas vezes você disse WOW! nos  últimos meses por um serviço ou produto adquirido. A Apple é um case de  sucesso, cujos produtos inovadores são aguardados com ansiedade por seus  fãs.
 
 Quanto ao setor de serviços este processo é um pouco mais  complexo, devido às variações inerentes ao contato humano,  característica denominada como inseparabilidade. Há alguns exemplos  clássicos, tais como a empresa aérea TAM, a qual nas épocas áureas de  seu fundador Amaro Rolim, foi considerada como uma das empresas que  melhor encantavam seus clientes.
 
 Treine, treine, treine!
 
 O  encantamento é construído com a excelência no atendimento, também  chamado de momento da verdade, na qual consumidor e empresa encontram-se  frente a frente. Um atendente mal-humorado, mal-informado ou  malcontratado pode arrasar a imagem da empresa. Por esta razão, as  empresas com excelência devem saber contratar, capacitar, motivar e  recompensar seus funcionários.
 
 A autonomia ou empowerment  (delegação de poderes) deve ser também encorajada de maneira que os  funcionários possam tomar decisões rápidas quando necessário, evitando  burocracias e processos demorados. Quanto mais rápido uma insatisfação  for resolvida, maiores as chances de reconquistar o cliente.
 
 Trate-os como gostaria de ser tratado
 
 Investir  no layout e na decoração de seu estabelecimento é algo extremamente  importante, denominado na teoria como evidências físicas. São partes  integrantes do processo de excelência e do atendimento. Grande parte das  empresas tem investido em instalações mais confortáveis:  ar-condicionado, layout refinado, cafés, revistas, livros, salas de  espera, concierge, manobristas. Em alguns casos, podem tornar-se fonte  de receitas, além de ajudarem a criar o clima de encantamento aos  clientes.
 
 Aproveite os benefícios do WOW!
 
 Clientes  encantados costumam ser mais fiéis, traduzindo-se em uma repetição de  compras. Estudos comprovam que o custo de manter um cliente é menor que  adquiri-lo. As operadoras de celular são mestres nesta estratégia,  oferecendo pacotes atraentes para “roubar” clientes da concorrência,  sacrificando suas margens. Em alguns casos agem como embaixadores,  divulgando-a aos seus parentes, amigos e sua rede virtual de contatos.
 
 Apesar  das nuvens que se avizinham, os empresários podem garantir um ano  bastante saudável, através da criação de mais momentos WOW! Conhecimento  profundo das necessidades dos clientes, treinamento, autonomia à linha  de frente e alinhamento entre discurso e prática, são alguns dos  requisitos necessários para a obtenção de clientes mais fiéis, os quais  satisfeitos, talvez sejam mais falantes que a atual ocupante da cadeira  presidencial.
 
 
 Marcos Morita é  mestre em Administração de Empresas, professor da Universidade  Mackenzie e especialista em estratégias empresariais. Também é  colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos  atua como executivo em empresas multinacionais. Contato:  professor@marcosmorita.com.br ou www.marcosmorita.com.br.
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